Desde o instante em que os blocos de matéria prima são recebidos em fábrica até ao momento que o produto final é embalado e preparado para expedição, as rochas são sujeitas a rigorosos processos de transformação até que a sua derradeira forma seja alcançada.
Os blocos de granito extraídos pela Transgranitos, assim como os blocos adquiridos noutras pedreiras, são armazenados neste parque, constituindo assim o nosso stock de matéria prima.
Estes blocos são posteriormente transformados numa das duas unidades de produção: a de granitos e a de mármores e calcários.
De acordo com a necessidade do cliente, os blocos são seleccionados e colocados em serragem para transformação em chapas de diferentes espessuras.
Blocos de grandes dimensões, quase sempre com mais de 180cm de altura, são serrados em apenas 7 a 8 horas.
Temos uma capacidade de serragem de 30.000m² de serragem de granito e de 7.500m² de mármore ou calcário por mês.
As chapas nesta fase podem ser vendidas a clientes de produto intermédio, neste caso os armazéns de distribuição.
Para transporte em camião são carregadas em cavaletes de ferro.
Seguindo por barco, em contentor, são carregadas em gastalhos de madeira.
As chapas são também usadas para elaboração de obra acabada. Para isso, são movimentadas para cavalete junto aos centros de corte.
Zorras robotizadas fazem o carregamento da chapa para as máquinas de corte onde são fotografadas. O operador de corte consulta na biblioteca do painel de comando as peças a cortar e faz a composição mais rentável levando em conta possíveis defeitos que a chapa apresente.
De seguida, a máquina que trabalha autonomamente e por controlo numérico, faz o corte segundo o programado, sejam linhas rectas, curvas, em corte perpendicular ou inclinado.
Na saída das máquinas as peças são retiradas com apoio de manipuladores a vácuo e referenciadas numa impressora a tinta permanente.
Para peças curvas em que o raio de curvatura é bastante pequeno, usamos o corte por jato de água.
Com uma precisão das décimas de milímetro fazemos qualquer figura em qualquer tipo de pedra.
Depois de cortadas e dependendo da sua utilização as peças poderão necessitar de um acabamento suplementar, de forma a garantir o cumprimento eficaz da sua função:
Para obras com peças especiais, volumosas e tridimensionais, recorremos a máquinas que cortam com fio diamantado com vários eixos de liberdade e a fresadoras CNC que permitem, de uma forma autónoma e automática, realizar qualquer tipo de forma na pedra.
São muito utilizadas para execução de:
Para além das colagens e fixações mecânicas de peças entre si, há acabamentos finais de elevada minúcia que só se conseguem realizar de uma forma manual com ajuda apenas de pequenos equipamentos e ferramentas.
Para isso temos uma área dedicada apenas a esses trabalhos onde marca presença uma equipe de colaboradores altamente especializados, que consideramos autênticos escultores.
Em casos especiais em que o cliente o exija, é necessário a colocação das peças num pavimento das nossas instalações, na posição em que mais tarde virão a ser aplicadas em obra.
Serve para verificação e validação pelo cliente e para controlo interno do trabalho realizado.
Após rigoroso controlo de qualidade de todas as peças, estas são embaladas em paletes ou caixas de madeira com protecção que permita o manuseamento e transporte seguro até às instalações dos clientes.
Todo o processo de embalagem é realizado nas instalações da Transgranitos.
Fornecemos todo o tipo de soluções para a construção civil e peças decorativas. Desenvolvemos soluções à medida.