Relevé

Abra 2

O conhecimento do mercado das rochas ornamentais, no contacto diário entre agentes comerciais e clientes, mostra a necessidade de desenvolver novos acabamentos de superfície capazes de satisfazer todas as exigências. Assim, torna-se fundamental investigar esta temática para alargar a oferta de produtos disponíveis.

Abra 4

Esta atividade tem como objetivo obter novos acabamentos de superfície da pedra, através da modificação dos processos atuais de acabamento, com introdução de modificações nos abrasivos/equipamentos utilizados.

Abra 1

Com esta atividade, e aproveitando o equipamento já instalado, pretende-se desenvolver novos abrasivos com incorporação de materiais disponíveis e acessíveis, potenciando a utilização de resíduos de vários tipos, numa ótica de economia circular.

Abra 3

Os resultados já obtidos evidenciam a potencialidade de várias misturas abrasivas, as quais são competentes na definição de novos acabamentos de superfície. A nova fase de investigação debruça-se sobre a influência dos parâmetros físicos no processo e sobre a influência nos vários tipos de rochas.